20 outubro, 2010

Efeitos do comércio exterior

Os ganhos do Brasil com os chamados termos de troca são uma das principais causas da valorização do real frente ao dólar. Os preços das exportações brasileiras estão subindo de forma muito mais rápida que os das importações. O aumento das receitas de exportação e a redução das despesas de importação para uma mesma quantidade de bens comercializados ajudam a apreciar a taxa de câmbio.

Antes de tomar medidas aqui e ali para tentar reverter a apreciação do real, o governo deveria avaliar de forma exaustiva a evolução recente dos termos de troca. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez um gol ao "denunciar" a existência de uma guerra cambial no mundo, mas a maneira como vem enfrentando o "conflito" tem efeito mais retórico e transitório do que real e permanente.

Três economistas do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas - Samuel Pessoa, Armando Castelar e Luiz Guilherme Schymura - analisaram o comportamento dos termos de troca do Brasil nos últimos anos e fizeram descobertas importantes. Trata-se de uma bela contribuição ao principal debate em curso no País.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: