21 maio, 2010

Diferença no padrão de consumo dos Bric desafia montadoras

Até 2014, a participação dos países do Bric nas vendas de veículos vai triplicar. Já faz tempo que a indústria percebe esse potencial. No entanto, montadoras e fornecedores de autopeças têm ainda muito para organizar dentro do grupo composto por Brasil, Rússia, Índia e China, segundo revela estudo da consultoria The Boston Consulting Group. Poucas empresas têm estruturas industriais fortes em todos os países do bloco. Outro grande desafio será lidar com as diferenças de preferência dos consumidores, o que impede a criação de um carro Bric.

A soma das vendas no Brasil, Rússia, Índia e China aumentou de 15 milhões para 19 milhões entre 2007 e 2009, período em que o mercado mundial encolheu de 70 milhões para 62 milhões de unidades. Para 2014, quando o mercado global poderá crescer para algo entre 78 milhões e 87 milhões de veículos, a parte dos Bric já estará em 23 milhões a 27 milhões, dependendo da conjuntura. Isso indica que a fatia do bloco saltará de pouco mais de 10% para quase 30%.
Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: