11 janeiro, 2010

Falta foco comercial na política externa do Brasil


Pedro de Camargo Neto, especialista em comércio exterior, avalia que falta “foco comercial” na política externa. “A estratégia do Brasil é política e não comercial. E isso agora começa a fazer falta. Ele é mentor do painel do algodão, uma vitória do País contra os EUA. A seguir, trechos da entrevista:

Qual é o motivo do fraco desempenho dos produtos brasileiros nos Estados Unidos?
Nunca é um fator só. Tem a questão cambial, que é perda de competitividade do País como exportador em todos os mercados. O outro fator é a falta de foco comercial da política externa. O presidente Lula fez história como liderança carismática. A atuação do ministério das Relações Exteriores (Celso Amorim) também é forte em vários lugares. Mas é uma estratégia política e não comercial, e isso começa a fazer falta.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: