05 janeiro, 2010

Analistas começam o anomais otimistas com a economia


A expectativa dos economistas para o crescimento econômico em 2010 melhorou nesta primeira semana de janeiro. Segundo o relatório Focus, divulgado ontem pelo Banco Central, a previsão do mercado é de que o Produto Interno Bruto (PIB) passe de 5,08% para 5,20%, mantendo o otimismo para este ano. "Essa mudança já era esperada dado o rompimento com a estabilidade observada no valor de 5% na pesquisa da última semana e as boas perspectivas para a atividade econômica deste ano", afirma o analista da Tendências Consultoria, Bernardo Wjuniski.

Ele acredita que ainda há possibilidade de que as projeções aumentam ainda mais nas próximas semanas. "Entretanto, a média ainda se encontra próxima da mediana, em 5,15%, sem mostrar um descolamento que indique um viés de alta", pondera.

O diretor presidente do Instituto de Pesquisas Fractal, Celso Grisi, alerta para as consequencias do grande crescimento do PIB. "Vamos torcer para que haja elevação entre 4,5% e 5%, a fim de não ocorrer aumento inflacionário e, assim, alta da taxa de juros, que pode alcançar até 12%", ressalta. "Mas acredito que o governo deve conter uma grande alta."

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: