23 dezembro, 2009

Brasil deve beneficiar quase 40 milhões de sacas de café neste ano


O Brasil deve fechar este ano com o beneficiamento de 39,47 milhões de sacas de 60 quilos de café. O resultado, apresentado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na quarta e última estimativa da safra 2009 do produto, é o melhor dos últimos dez anos em biênios de baixa, superando em 9,4% o de 2007. O café é uma cultura bianual e tem alternância entre um ano de alta e outro de baixa produtividade.

Em 2008 foram beneficiadas 45,99 milhões de toneladas de café, enquanto em 2007, esse número não passou de 36,07 milhões de toneladas. Embora alguns analistas e segmentos do setor já estimem uma produção de até 55 milhões de sacas para 2010, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que fazer uma previsão dessas é irresponsabilidade.

"Não quero chutar, mas com certeza ficará longe desse número. A chuva não é ruim, mas o problema é que houve várias floradas e terá amadurecimento em momentos diferentes", afirmou Stephanes, explicando que o excesso de chuva em algumas épocas deve frustrar as previsões mais otimistas.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado Por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: