11 dezembro, 2009

BNDES vai fechar financiamento de capital de giro


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, sinalizou ontem que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai fechar as torneiras do crédito de capital de giro para as empresas. Na entrevista convocada para comentar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano, o ministro avisou que em 2010 o banco do governo vai oferecer linhas de financiamento apenas para investimentos.

"No próximo ano, o BNDES vai sair das linhas de capital de giro em que ele entrou este ano por causa da crise e ficar só no investimento", disse. "Investimento não é algo só para um ano, é para vários anos. Nós queremos o investimento em 2010, 2011, 2012, 2013..."

De acordo com Mantega, o Tesouro Nacional injetou recursos no BNDES para permitir o aumento do investimento. Em janeiro do ano passado, o Tesouro emprestou R$ 100 bilhões ao BNDES com taxa de juros subsidiada. Na quarta-feira, o governo anunciou que o Tesouro vai emprestar mais R$ 80 bilhões ao BNDES para garantir crédito barato para as empresas que quiserem investir.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: