16 julho, 2009

Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro leva diplomatas ao Porto de Paranaguá

Diversas vezes, representantes das embaixadas e consulados brasileiros são convidados a visitar portos para acompanhar o embarque ou desembarque de produtos, em decorrência de exigências alfandegárias ou sanitárias do país importador. “Conhecer o Porto de Paranaguá nos permite avaliar a estrutura portuária brasileira de onde partem os produtos do agronegócio. O trabalho realizado aqui, principalmente de fiscalização, é de suma importância para a aceitação dos produtos no país de destino”, avalia o diplomata responsável pela área econômica da embaixada brasileira em Tóquio (Japão), Eduardo Teixeira.

A visita dos representantes de 24 embaixadas brasileiras ao Porto de Paranaguá é parte da primeira edição do Programa Imersão de Diplomatas no Agronegócio, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), com encerramento marcado para a próxima sexta-feira (17), em Brasília.

O Porto de Paranaguá é considerado estratégico, contribuindo para o escoamento de 19,5% da produção de grãos e 9% da agropecuária. Dentre os itens exportados estão soja, milho, algodão, madeira e carne de aves, bovina e suína. Já os importados são trigo e fertilizantes.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: