02 julho, 2009

PIB chinês vai crescer 7,5% em 2009

O Fundo Monetário Internacional (FMI) previu que o Produto Interno Bruto (PIB) real da China crescerá 7,5% neste ano e 8,5% em 2010. As previsões foram apresentadas na versão preliminar de um relatório produzido no âmbito do Artigo IV do regulamento do Fundo, segundo uma fonte que teve acesso ao documento. O Artigo IV prevê consultas anuais aos países membros, nas quais são feitas avaliações do desempenho macroeconômico do período.

No relatório, o FMI exortou Pequim a manter o estímulo fiscal à economia no próximo ano e afirmou que a moeda chinesa continua "substancialmente" desvalorizada. O órgão ressaltou, no entanto, que as autoridades chinesas discordam de sua avaliação em relação ao regime cambial do país. Além disso, o governo chinês observou que, se o dólar vier a se enfraquecer, Pequim pode avaliar os fatores relevantes e calibrar as políticas de acordo com esses fatores, disse a fonte, citando o relatório.

O FMI previu ainda que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China vai diminuir 0,9% este ano, antes de voltar a registrar alta, de 0,6%, no ano que vem. (Fonte)

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: