22 junho, 2009

Economia do Brasil deve recuar 1,1% em 2009

O Brasil deve ter contração de 1,1% em 2009 e apresentar crescimento de 2,5% no próximo ano, prevê o Banco Mundial (Bird). Para a América Latina e Caribe, a expectativa é de retração de 2,2% das economias da região neste ano e expansão de 2% em 2010. Consta do relatório "Desenvolvimento Financeiro Global 2009" que a economia mundial deve declinar 2,9% no atual calendário e verificar ampliação de 2% no exercício seguinte.

O Banco Mundial projeta recuo de 3% para a economia dos Estados Unidos neste exercício, baixa de 6,8% para o Japão e declínio de 4,5% para a zona do euro. A China deve expandir-se 6,5% em 2009 e a Rússia deve ter contração de 7,5%. Para a economia da Índia, a estimativa é de ampliação de 5,1%.

"Apesar de um rápido declínio no PIB em países com alta renda durante o primeiro trimestre de 2009, uma série de indicadores apontam para o começo de uma recuperação econômica. Mercados acionários se estabilizando ou mesmo se recuperando, melhorias modestas nas exportações em alguns países, retomada da demanda do consumidor e efeitos ainda por vir na demanda devido as medidas de estímulo fiscal estão entre os fatores que indicam um início de recuperação", observou o Banco Mundial no documento.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: