27 março, 2009

Calçados ignoram crise graças às exportações

O setor calçadista tem conseguido sustentar seu crescimento justamente no local mais improvável em meio à crise econômica mundial: o mercado externo. E será graças a ele que o segmento deve fechar o ano com números bem melhores do que 2008, segundo o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein.

O segredo desse sucesso lá fora é a combinação entre real desvalorizado e a situação econômica dos principais concorrentes do calçado brasileiro que são a Itália, Espanha e China, abre mais mercado para a indústria nacional. "Tivemos uma temporada nas feiras internacionais muito positivas e isso trará negócios razoavelmente satisfatórios", afirmou Klein. Porém, o diretor lembra que 2008 foi um ano muito fraco e que por isso a base de comparação é estreita.

Outro segmento que deverá manter seus resultados na parte de cima do gráfico de desempenho industrial é o da construção civil que tem seu crescimento estimado em 0,4% para 2009 - projeção que não ainda avalia os impactos do pacote habitacional anunciado pelo governo federal esta semana.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: