26 fevereiro, 2009

Solos contaminados / Passivo ambiental

Embora ainda considere o tratamento de esgotos, a coleta e tratamento de lixo e a preservação das áreas naturais como os temas centrais da agenda ambiental brasileira, já chegou ao Brasil um outro momento para a gestão ambiental: a recuperação de solos e lençóis de águas subterrâneas, contaminadas por produtos derivados de petróleo e por produtos químicos clorados, que denomina de substâncias persistentes, difíceis de serem degradadas pela natureza.

Ainda longe de ser uma realidade comparável á dos EUA, Os Órgãos Ambientais e a Promotoria Publica do Meio Ambiente no Brasil, estão exigindo a imediata recuperação do passivo ambiental, ou seja descontaminação ou remediação do solo e lençol freático se este foi atingindo.

Hoje, se paga um alto preço pela imprudência. Nossa realidade é que os nossos grandes problemas ambientais são ainda características de um país pobre, no momento existe uma forte tendência de mercado para o segmento da recuperação e remediação de solos e lençóis de água subterrânea contaminados.

Clique aqui e veja o artigo na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: