04 fevereiro, 2009

Refinaria garantida mesmo em custo menor

Mesmo reduzindo os gastos com investimentos da Petrobras para o período até 2013 — possibilidade já admitida e agora reforçada pelo presidente da companhia, Sergio Gabrielli —, estarão mantidos o cronograma e a capacidade da refinaria Premium II no Ceará. Gabrielli reafirmou ontem que todos os projetos contemplados pelo Plano de Negócios 2009-2013, que são mais de 500, serão executados, "com o menor custo possível".

A unidade cearense, provavelmente, será um dos primeiros projetos a ter redução nos custos dos equipamentos e serviços para a sua construção. A construção da refinaria exige recursos estimados em US$ 11,1 bilhões, mas a Petrobras não esclareceu como poderá diminuir estes recursos sem que a instalação da unidade seja comprometida.

A refinaria cearense se encontra no que a empresa petrolífera denomina de fase 1, ou seja, é um projeto ainda na etapa de avaliação. Tanto os empreendimentos neste enquadramento quanto aqueles que estão em etapa conceitual (chamada de fase 2) seriam os principais alvos da redução de gastos totais para o período de cinco anos, que somam um montante US$ 174,4 bilhões.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: