26 fevereiro, 2009

Plano de atendimento emergencial, sua empresa já possui?

É preciso deixar bem claro que é responsabilidade de todos que transportam, armazenam e manuseia produtos perigosos cuidar para que o mesmo não agrida o meio ambiente, e uma das formas de minimizar estes efeitos é estar preparado para as ações depois do fato ocorrido.

Mas o que é, por que devo ter e qual o objetivo do PAE (Plano de Atendimento Emergencial)? A melhor definição seria a de um documento onde o objetivo é fornecer um conjunto de diretrizes e informações para a adoção de procedimentos estruturados, de modo a proporcionar uma resposta rápida e eficiente em situações de emergência.

A importância do PAE está no fato de que o andamento das ações é proporcional à planificação, ou seja, o mesmo pode evitar que um acidente pequeno se transforme em um evento de grande impacto ambiental, pois aos olhos da lei, um balde de hidrocarboneto lançado em um rio, não difere de um tombamento de um caminhão tanque, ainda mais quando não se toma providencia alguma.

O mais critico e importante para a elaboração de um PAE é necessário conhecimento dos problemas que poderão existir, através de uma análise de risco, bem detalhada, um estudo da rota de transporte, o procedimento de manuseio etc.

Clique aqui e veja o artigo na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: