06 fevereiro, 2009

Itabira lidera exportações em Minas Gerais

Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata, voltam a fazer parte da lista das dez maiores cidades exportadoras de Minas Gerais em 2008. Segundo análise da Central Exportaminas, os dois municípios foram responsáveis por 64,5% das exportações do Estado, valor equivalente a US$ 15,06 bilhões do total de US$ 24,4 bilhões.

Juiz de Fora saiu da 11ª para a sétima posição e Belo Horizonte de 12ª colocada, subiu para a décima posição. Os municípios que saíram da lista em 2008 foram Nova Lima e Timóteo, que ocupavam a segunda e décima posições, respectivamente.

O diretor da Central Exportaminas, Jorge Duarte Oliveira, explica que a cadeia minerometalúrgica continua dominando a pauta de exportações do Estado, sendo “o principal produto de seis dos dez principais municípios exportadores”. Ele acrescenta que “o minério de ferro foi o principal produto exportado por Itabira e Ouro Preto. O ferro fundido bruto foi o principal produto de exportação de Sete Lagoas e Belo Horizonte. Araxá destacou-se pelas vendas de ferronióbio, enquanto Ouro Branco, pela comercialização de produtos semi-manufaturados de ferro ou aço”, destaca.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: