25 fevereiro, 2009

EUA burla barreiras comerciais europeias com biodiesel do Brasil

Produtores europeus já temem que exportadores americanos de biodiesel promovam uma triangulação de suas vendas por meio do Brasil para driblar as novas barreiras aduaneiras que a Europa adotará.

A UE anunciou que aplicará sobretaxas contra o biodiesel americano por estar entrando no mercado europeu com dumping. O maior contencioso em torno do comércio de biocombustíveis não ocorre por acaso. Americanos e europeus disputam, em pela crise mundial, um mercado avaliado em US$ 10 bilhões.

Raffaello Garofalo, o secretário-geral da principal entidade de produtores de biodiesel da Europa, a European Biodiesel Board, alerta que os produtores acompanharão com atenção qualquer tentativa de triangulação de comércio americano. O temor dos europeus é de que as usinas americanas enviem seu biodiesel ao Brasil e reexportem ao mercado europeu, fugindo das sobretaxas. "Não vamos tolerar isso. Temos meios de monitorar esse comércio e, se essa triangulação ocorrer, vamos abrir mais um processo", afirmou Garofalo.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: