09 fevereiro, 2009

Economia deve crescer 7,1% no ano fiscal de 2009

A economia indiana deve registrar seu pior crescimento desde 2003 no ano fical de 2009, que se encerra no próximo dia 31 de março. De acordo com comunicado divulgado nesta segunda-feira pelo Departamento de Estatísticas, a terceira maior economia da Ásia deve fechar o ano com expansão de 7,1%. O resultado pode dificultar a reeleição do primeiro-ministro Manmohan Singh no pleito que ocorre daqui a dois meses.

Índia e China, as economias que mais se expandiram desde 2004, estão sofrendo os efeitos da pior cirse financeira desde a Segundo Guerra Mundial. De acordo com analistas, a economia indiana precisaria crescer 10% ao ano para reduzir em 1% ao ano suas taxas de desemprego. A tarefa se torna mais difícil com a fuga de investidores inseguros sobre o futuro de mercados emergentes, assim como a Índia.

O país pode ser prejudicado também pela redução no volume do comércio exterior, que atualmente representa 35% do Produto Interno Bruto (PIB) indiano, contra 21% observado na época da crise asiática em 1997-1998.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: