05 fevereiro, 2009

Brasil articula troca de carne de porco por trigo da Rússia

Suinocultores de Santa Catarina articulam com o governo federal a troca de carne suína por trigo russo. O objetivo é reduzir a pressão da oferta no mercado interno provocada pela queda nas exportações. A expectativa é escoar 50 mil toneladas de carne suína avaliadas em R$ 150 milhões.

O ex-ministro da Agricultura Marcus Vinícius Pratini de Moraes acredita que o escambo é uma alternativa de comércio própria dos períodos de crise: "Todas as estratégias devem ser consideradas diante das dificuldades de financiamento do comércio exterior. A criatividade dos comerciantes fará a diferença."

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, Valdir Colatto (PSDB-SC), disse que a queda dos embarques recomenda fórmulas alternativas de negociação e que isso foi demonstrado ao governo: "A renda está prejudicada". Colatto explicou que o processo de troca será feito entre empresas, e o trigo importado será aproveitado pelos frigoríficos e cooperativas catarinenses. "O restante pode ser comprado pelos moinhos."

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: