06 janeiro, 2009

Toyota vai parar produção no Japão por 11 dias

A Toyota Motor vai interromper produção em fábricas do Japão por 11 dias entre fevereiro e março por conta do acentuado declínio nas vendas nos Estados Unidos, que deixou concessionárias do país entupidas de veículos não vendidos.

Uma queda de 37 por cento nas vendas de dezembro no maior mercado da Toyota marcou a retração mais profunda em mais de um quarto de século, sendo pior que o declínio de vendas de rivais norte-americanas também com problemas, como General Motors e Ford Motor.

"Eu nunca esperei que a crise se espalhasse tão rapidamente e deixasse cicatrizes tão profundas", disse o presidente da Toyota, Katsuaki Watanabe, em um evento em Tóquio realizado pelos principais grupos empresariais do Japão.

A Toyota já anunciou uma paralisação na produção por três dias para este mês em 12 fábricas diretamente operadas pela empresa -- quatro fábricas de montagem de automóveis e oito de motores, transmissões e outros componentes.

A suspensão da produção doméstica é quase sem precedentes. Em 1993, a Toyota paralizou a produção por um dia em um momento em que um iene mais forte abateu as vendas.

Carros fabricados no Japão compõem cerca de 40 por cento das vendas da Toyota nos Estados Unidos, onde carros estrangeiros se acumulam em portos e concessionárias.

A Toyota não divulga o número de veículos que serão afetados pela paralisação de produção. Conjuntamente, as quatro fábricas de montagem no Japão produziram cerca de 130 mil veículos por mês em 2007, de acordo com os últimos dados disponíveis. As fábricas da Toyota planejam considerar os 11 dias em fevereiro e março como feriados pagos da empresa, informou um porta-voz.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: