16 janeiro, 2009

Porto de Paranaguá quer fazer dragagem de emergência

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está escolhendo uma empresa para iniciar até fevereiro a dragagem emergencial do Canal da Galheta. Segundo o superintendente da Appa, Daniel Oliveira de Souza, as empresas interessadas apresentaram suas propostas nesta semana e a análise técnica será feita até o dia 20.

O superintendente explica que as ressacas dos últimos meses pioraram as condições de navegação na entrada do porto. “Em 60 dias, o assoreamento foi cinco vezes maior que o histórico de um ano”, afirmou. Ele reconhece a urgência do processo e concorda que, sem a dragagem, a exportação dos grãos será inviabilizada.

“O porto já tem as licenças ambientais, o projeto de engenharia e os recursos em caixa. Além disso, temos a vontade e sabemos da necessidade de dragar o canal. Queremos iniciar o trabalho até fevereiro”, afirmou Souza. Além da dragagem de emergência, a administração portuária mantém mais duas frentes de trabalho, realizadas em conjunto com a Secretaria Especial dos Portos: a dragagem de manutenção nos berços de atracação e na área de fundeio (onde os navios aguardam para atracar), feita com recursos da própria administração portuária; e a dragagem de aprofundamento do canal, que será feita com recursos da Secretaria Especial de Portos (SEP). (Fonte)

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: