08 janeiro, 2009

Pedágio começa ainda neste mês

Se depender da previsão da concessionária Litoral Sul, o final de janeiro será marcado pelo início da cobrança de pedágio na BR-101, agora com o preço confirmado em R$ 1,10. Na segunda quinzena do mês, quem passar pelo km 1,35 da rodovia, em Garuva, no Norte do Estado, terá de parar em uma cabine de cobrança. Em fevereiro, outras três praças começarão a funcionar.

As praças de Garuva e de São José dos Pinhais (na BR-376, continuação da 101 no Paraná) deverão começar a funcionar no mesmo dia. Isso quer dizer que, para ir de Joinville a Curitiba, o motorista terá de pagar pedágio duas vezes.

Em Garuva, serão 26 cabines de cobrança. Elas atenderão nos dois sentidos, conforme a demanda. Exemplo: se há mais movimento no sentido Paraná-Santa Catarina, mais cabines atenderão nesse sentido. O ajuste é feito com cones e placas luminosas. Duas são especiais, para veículos muito grandes que não passam nas cancelas normais. O pagamento poderá ser feito em dinheiro ou cartão de crédito ou débito.

No início de fevereiro, a praça de Palhoça, na Grande Florianópolis, será a segunda no Estado a entrar em operação. As de Araquari e Porto Belo serão as últimas – entre 15 e 28 de fevereiro.

As datas ainda não estão definidas, segundo o comando da Litoral Sul. É preciso também o aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que fiscaliza a empresa. Até o final da tarde de ontem, ainda não havia pedido oficial de vistoria. Mas a previsão informal de início da cobrança era a mesma.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: