05 janeiro, 2009

Comandante iraniano pede boicote em exportações de petróleo

Um comandante militar iraniano apelou neste domingo (4) aos países islâmicos para interromperem exportações de petróleo para países que apóiam Israel, em resposta à ofensiva do Estado judaico na Faixa de Gaza, segundo noticiou a agência oficial IRNA.

A agência de notícias disse que o militar, identificado apenas como comandante Bagherzadeh, argumentou que o petróleo é uma mercadoria que poderia exercer pressão sobre aliados europeus e americanos de Israel na "guerra desigual" enfrentada pelos palestinos na Faixa de Gaza.

“Apontando para a dependência dos ocidentais em relação ao petróleo dos países islâmicos, ele (Bagherzadeh) apelou para interromperem exportações de petróleo bruto para aliados do regime sionista em todo o mundo”, disse a reportagem, se referindo a Israel.

A IRNA deu apenas o último nome do comandante, que pode ser Mirfeysal Bagherzadeh, um brigadeiro-geral da Guarda Revolucionária do Irã.

O Irã, que muitas vezes dirige críticas aos Estados Unidos e a Israel, é o quarto maior produtor de petróleo do mundo e um dos principais membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: