28 janeiro, 2009

Brasil ficará estagnado este ano

A economia brasileira deve ficar estagnada em 2009 e ter seu pior ano em uma década, segundo previsão do Instituto Internacional de Finanças (IIF), que reúne os maiores bancos e instituições financeiras do mundo. A previsão é de um crescimento de apenas 0,8%, muito longe dos 4% previstos pelo governo. É a pior previsão já feita sobre o Brasil por uma entidade internacional.

O grupo ainda aponta para uma queda brusca dos fluxos de capitais, nas exportações e uma seca no crédito. Para o mundo, não descarta que os países ricos tenham de ser ajustados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pede que China e outras economias emergentes deem apoio ao sistema. Estamos vivendo uma recessão profunda e mundial, o que não vemos desde a Segura Guerra Mundial, disse William Rhodes, vice-presidente do IIF e presidente do Citibank.

A previsão é de uma retração no Produto Interno Bruto (PIB) mundial de 1,1%, depois de uma expansão de 2,3% em 2007 e 0,9% em 2008. Entre os países ricos, a queda será de 2,1% no ano e 2009 será o pior da era moderna. Estados Unidos e Europa terão uma retração de 2,1% em suas economias e a Europa, 2,3%.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: