10 dezembro, 2008

UE irá votar lei com as regras para uso de biocombustíveis

Após meses de intensas discussões, na sexta-feira desta semana, dia 12, o texto que determina a diretiva (ou legislação) que vai estabelecer as regras para o uso de fontes renováveis de energia na União Européia será votado pelo conselho do bloco. No dia 17, deve passar pela aprovação do parlamento.

A expectativa dos usineiros no Brasil é de que essa legislação - que inclui o capítulo sobre o uso dos biocombustíveis e deverá colaborar para que o etanol de cana abocanhe mercados na região -, seja aprovada ainda neste mês. Se passar pelos crivos de conselho e parlamento, levará um ano para que o texto da diretiva seja transcrito em legislação nos países europeus. A partir daí, se cumpridos esses prazos, a lei começaria a vigorar no primeiro trimestre de 2010, segundo Geraldine Kutas, assessora internacional da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica).

Vale lembrar que a diretiva sobre o uso de energias renováveis não será a única a ser votada no dia 12 pelo conselho europeu, que reúne representantes de cada país. Nesse mesmo dia, outras diretivas envolvendo o tema energia e mudanças climáticas no bloco estarão na mesa de discussões. "Se houver pontos discordantes, o conselho irá se reunir outra vez no dia 30 de dezembro", conta. Ela explica que, mesmo que as negociações sobre todo o pacote de diretivas tenha que ser finalizado no dia 30, não atrapalhará a votação, no dia 17 pelo parlamento, da diretiva sobre o uso de energias renováveis.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado Por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: