11 dezembro, 2008

Recessão toma conta de gigantes europeus

As principais economias da Europa continuarão a sucumbir à crise no próximo ano, segundo previsões divulgadas ontem. A Alemanha viverá em 2009 a recessão mais grave de sua história recente, indicou o Instituto de Economia da Renânia-Westfália (RWI), que prevê uma queda de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) para o próximo ano. Na semana passada, o do Bundesbank - banco central alemão - previu recuo de 0,8% do PIB no próximo ano, o que representaria, mesmo assim, a maior queda do crescimento econômico dos últimos 15 anos.

Já o Fundo Monetário Internacional (FMI) projetou ontem que a economia da Espanha sofrerá uma contração de ao menos 1% em 2009, três décimos a mais que o que tinha calculado há pouco mais de um mês.

Também ontem, o escritório de estatísticas Istat informou que o PIB da Itália registrou queda de 0,5% no terceiro trimestre em relação ao segundo, o maior declínio desde 1998. O dado confirma a recessão no país, já que a economia teve contração de 0,4% no segundo trimestre. Trata-se da primeira recessão desde o começo de 2005 e economistas esperam que a desaceleração econômica persista em 2009.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: