09 dezembro, 2008

Produção agrícola em 2009 pode cair até 5%

A queda na produção agrícola na safra 2008/2009 pode ser de 5%, maior que as previsões divulgadas ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de queda de 3,8% e de 2,5% estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Stephanes também afirmou que já foram acertados os detalhes da linha de crédito de R$ 2 bilhões para capitalização das cooperativas por meio de empréstimos. "A linha terá R$ 2 bilhões ou mais", disse. O anúncio oficial de criação da linha será feito nos próximos dias.

Na avaliação da Conab, as baixas cotações das matérias-primas, especialmente milho e algodão, e as restrições de crédito, sobretudo para o plantio de soja, provocaram as quedas. Stephanes acrescentou o clima adverso para o desenvolvimento das lavouras à lista da Conab. "Se as perdas forem de 5%, estará ótimo", disse o ministro ao divulgar uma nova estimativa da Conab, a terceira para o ano-safra. Ele lembrou que as perdas em Santa Catarina são significativas para os produtores locais, mas não são relevantes para as estatísticas.

Ele disse que pediu aos técnicos da Conab um estudo detalhado sobre os efeitos das enchentes na produção local. O governo federal estima em 200 mil o número de agricultores no estado catarinense, mas na avaliação de Stephanes, poucos produtores foram prejudicados pelas enchentes. "As chuvas atingiram um número muito pequeno de produtores", disse.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: