01 dezembro, 2008

Europeus votam amanhã pacote de 200 bi de euros

Os ministros das Finanças da União Européia (UE) votam amanhã, em Bruxelas, o plano de ajuda econômica, avaliado em 200 bilhões de euros, para o bloco. O pacote foi proposto por José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Européia (CE, o braço executivo da UE) na semana passada. Hoje os ministros debatem o plano que prevê que os estados-membros da UE reservem aproximadamente de 1,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB) comunitário para impulsionar a sua economia.

Segundo os termos do pacote, cada país contribuirá com 170 bilhões de euros. Os 30 bilhões de euros restantes previstos no pacote provirão do orçamento da UE, primordialmente acelerando pagamentos já previstos - e do European Investment Bank, que vai ampliar a concessão de crédito na Europa no ano que vem, em 15 bilhões de euros. As medidas incluem 5 bilhões de euros para o desenvolvimento de automóveis ambientalmente mais corretos.

"Podemos até precisar de mais", disse Durão Barroso ao apresentar publicamente a proposta, na semana passada, acrescentando que a medida é uma "reação excepcional a uma crise excepcional".

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: