05 dezembro, 2008

Crise pára setor de transportes

O setor de transporte, principalmente o de cargas, já começa a sentir o impacto com a crise financeira mundial, em função da diminuição na demanda por transporte. Segundo o presidente da Cooperativa de Transporte dos Campos Gerais (Contranspon), Nivaldo Amaral, a situação se agravou há dois meses e a procura por frete já reduziu em até 80%. Isso em função da queda no fluxo de exportação de grãos e na importação de insumos agrícolas, já que o preço triplicou em apenas um ano. A situação reflete no bolso dos 65 cooperados, autônomos e proprietários de transportadoras.

Conforme Amaral, na safra de grãos 2007/08, considerada recorde, o fluxo de trabalho surpreendeu o que acabou motivando os caminhoneiros a investirem na compra de mais veículos. "Antes o caminhão descia carregado com grãos (para exportação) para o Porto de Paranaguá e voltava carregado com matéria-prima para insumos agrícolas. Agora a situação é diferente", diz. Segundo ele, com os altos preços dos insumos agrícolas os produtores compraram menos ou migraram de cultura. Além disso, a exportação de grãos também reduziu.

Agora, a preocupação é com relação à quitação de dívidas. O profissional autônomo, Edgar Neri de Morais, não sabe se vai conseguir quitar a próxima parcela do caminhão, no valor de R$ 4 mil, que vence no próximo dia 12. "Por enquanto tenho R$ 1 mil, mas vou tentar negociar a dívida com o banco. Além disso, tem muitos companheiros e empresários na mesma situação, reclamando e cancelando investimentos", comenta.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: