09 dezembro, 2008

Brasil exporta 27,5 mil toneladas em novembro

A expressiva queda nas exportações de carne suína em novembro, de 48,62% em volume, foi motivada por dois fatores principais: a falta de crédito e a paralisação dos embarques no porto de Itajaí, em Santa Catarina, segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS).

"A crise financeira global continua a exercer forte influência no comércio exterior, não só em função do corte drástico de linhas de crédito, que financiavam o fluxo comercial, mas também pela grande volatilidade das moedas, que continua a prejudicar o fechamento de contratos", comenta o presidente da Associação, Pedro de Camargo Neto. Segundo ele, a tragédia em Santa Catarina, com a interrupção dos embarques no porto de Itajaí, foi a outra grande causa para a queda nos embarques. No ano passado, o porto catarinense respondeu por 55% dos embarques.

Diante da dificuldade e da retomada parcial da capacidade de embarque de Itajaí, os armadores estão redirecionando as exportações para os portos de Paranaguá, Rio Grande e mesmo Santos.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: