18 novembro, 2008

Rodada Doha esbarra na turbulência financeira

O compromisso dos líderes do G-20 em completar as negociações da Rodada Doha até o fim do ano, assumido na reunião do grupo em Washington no último fim de semana, ganha força com a necessidade de aplacar o impacto da crise, mas esbarra, de forma paradoxal, na própria turbulência financeira, uma vez que a cautela das economias afetadas pode dificultar as negociações.

Depois de uma reunião convocada nesta segunda pelo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, para definir os passos a serem tomados até dezembro, diplomatas disseram que os ministros podem ser convidados para uma reunião em Genebra para negociar o acordo, mas não há uma data definida. Segundo Lamy, muitos assuntos técnicos sobre as negociações ainda precisam ser resolvidos.

"Este elevado nível de compromisso para melhorar o sistema de comércio mundial é vital para o sucesso de nossas negociações. O que precisamos agora é que esta prova de apoio se traduza em ações na mesa de negociações em Genebra", disse Lamy, em comunicado.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: