04 novembro, 2008

Resultado da balança surpreende

A balança comercial de outubro trouxe um resultado surpreendente: em relação ao mês anterior, a média por dia útil das exportações teve uma queda de 7,5%; e a das importações, um aumento insignificante de 0,2%. Cabe indagar se se trata do primeiro efeito da crise internacional e qual foi a influência da desvalorização cambial.

Por certo, já em outubro o comércio externo refletiu a crise, mesmo levando em conta o lapso de tempo entre os pedidos e a chegada ou embarque de mercadorias. Mas a desvalorização cambial deveria ter aumentado as exportações e reduzido as importações. Ora, o contrário é que se verificou.

Dois fatores parecem explicar a queda das exportações, além do enfraquecimento da demanda: a forte diminuição de preços das commodities e a pressão dos importadores para obter descontos, uma vez que a desvalorização do real representa aumento de receita para o exportador brasileiro. Em alguns casos, o importador estrangeiro está pedindo prazo maior para o pagamento, justamente num momento em que o exportador brasileiro enfrenta falta de créditos.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: