07 novembro, 2008

Petróleo: Sema divulga parecer técnico

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) divulgou ontem parecer técnico da avaliação preliminar realizada nos seis blocos localizados no Estado que serão ofertados em dezembro, na 10ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para estudo de prospecção e viabilidade de exploração de gás natural e petróleo.

No parecer produzido pelos técnicos da Sema consta um perfil da região onde se localizam os blocos. Uma região onde existem propriedades rurais licenciadas ou em processo de licenciamento, num total de aproximadamente 400 propriedades, ou seja, na maioria dos blocos existem áreas já abertas. Também segundo a Sema, não existe em nenhum dos blocos terras indígenas.

Em relação às unidades de conservação, um dos blocos (PRC-T-104) apresenta um parque municipal, do Córrego Lucas, em Lucas do Rio Verde (360 quilômetros ao norte de Cuiabá), e o bloco PRC-T-122 apresenta a Área de Proteção Ambiental Estadual do Salto Magessi. Em relação a essas duas unidades, a Sema recomenda que sejam mantidas intactas. A exclusão dessas duas unidades, na área dos blocos, já foi informada também pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: