10 novembro, 2008

Mercado interno em potencial favorece o Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta manhã, em seu programa de rádio semanal "Café com o Presidente", que tanto a reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), como o encontro com ministros da Fazenda e presidentes das autoridades monetárias do grupo de países industrializados e emergentes (G20), realizados no último fim de semana, foram providenciais, pois debateram uma crise que teve origem nos Estados Unidos, "país que representa o maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo (...) e que pode atrapalhar o desenvolvimento e crescimento econômico dos países emergentes".

Em relação a sua participação na reunião do Codesul, realizada em Foz do Iguaçu, o presidente disse que enfatizou no evento a necessidade de fortalecimento do Mercosul. Segundo Lula, os países do bloco vivem uma importante fase de crescimento e de geração de empregos, e podem enfrentar a crise de maneira consistente devido ao potencial de crescimento de seu mercado interno.

Já em relação ao encontro com autoridades do G20, realizado em São Paulo, Lula declarou que decisões foram tomadas, e espera que tenham efeito sobre os rumos que serão seguidos no encontro político do grupo no próximo dia 15, em Washington. "Nós sabemos de onde veio a crise", disse Lula, que reiterou a necessidade de regulação do Estado sobre o sistema financeiro internacional.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: