17 novembro, 2008

Lula diz que G8 precisa de países emergentes para sair da crise

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma avaliação positiva da reunião do G20, realizada no final de semana em Washington, nos Estados Unidos, com o objetivo de encontrar soluções para reduzir a turbulência na economia global. Lula disse, na manhã desta segunda-feira (17), durante o programa de rádio “Café com o presidente”, que o sistema financeiro de países considerados fortes e desenvolvidos não podem funcionar como cassinos e que o mundo precisa da participação dos emergentes para sanear a crise.

“A reunião foi importante, porque é a primeira vez que 20 lideranças de países que representam mais de 85% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial se reúnem para discutir uma crise econômica que se espalha. A reunião foi importante porque ela muda a lógica das decisões políticas. Já não é mais o G8, agora o G20 ganha um papel de destaque, e isso foi unânime na boca dos líderes de que a correlação da política mundial precisa ter a participação não apenas dos países mais ricos do mundo, mas dos países emergentes”, analisou Lula. “Foi um marco na história do século 21. Todos estavam convencidos de que precisamos trabalhar juntos”, acrescentou.

De acordo com Lula, as primeiras medidas para reduzir os impacto da crise, segundo o trabalho do G20, é “restabelecer a liquidez e restaurar a confiança no mercado financeiro”.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: