11 novembro, 2008

Logística versus Finanças

Qual a correlação entre a logística e os modernos conceitos de finanças? Qual a importância do segmento industrial para a economia dos países? Por que avaliar finanças em logística? Estas são perguntas freqüentes de executivos dos setores de produção e operações, bem como por estudantes de cursos de graduação e pós-graduação em negócios.

Em economia, aprende-se que a teoria aplicada é subdivida em finanças de mercado e corporativa. Em finanças de mercado, é possível entender os princípios de micro e macroeconomia, bem como a importância e o peso da participação do Governo e das empresas privadas para o crescimento econômico. Aliás, o ideal é a junção deste tema aos conceitos históricos da economia, para o pleno entendimento dos planos econômicos aplicados no Brasil e no mundo, avaliando os prós e os contras destes pacotes e as suas conseqüências. Além destes fatores, diferenciar os fundamentos da economia de mercado, para as propostas keynesianas é interessante.

Diga-se de passagem, que muitos economistas e governantes criticam o modelo liberal e o Consenso de Washington, esquecendo que Keynes, apesar do incentivo para a intervenção estatal, quando da crise de 1929 e pelos apelos ao New Deal, era um defensor de práticas de mercado.

Clique aqui e veja o artigo na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: