11 novembro, 2008

A logística reversa que faz diferença

O principal objetivo de uma empresa de transportes e logística é fazer com que a carga chegue até o seu destino - seja ele uma empresa ou o consumidor final - com segurança e no menor tempo possível. Porém, pouca gente se lembra que existe toda uma estrutura para que as mercadorias façam o caminho de volta, caso isso seja necessário. É a chamada Logística Reversa, que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e tem sido uma atividade fundamental para a preservação do meio ambiente.

Para quem não é familiarizado com o tema, logística reversa, ou supply chain reverso, são as atividades logísticas desenvolvidas para o retorno de produtos para substituição, reparação ou outras finalidades (logística de pós-venda), para o recolhimento de bens descartados pela sociedade para finalização, reuso e reciclagem, além de outras atividades que marcam sua volta ao ciclo produtivo (logística de pós-consumo). A princípio pode parecer uma operação complicada, mas existem exemplos práticos que demonstram o contrário.

Uma das melhores aplicações de logística reversa no Brasil envolve o segmento de agroquímicos, onde a retirada de embalagens de produtos já utilizados é fundamental não só para evitar possíveis contaminações do meio-ambiente por resíduos na embalagem, mas também para estimular a reciclagem da matéria prima, que pode e deve ser reaproveitada.

Clique aqui e veja o artigo na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: