27 novembro, 2008

Governo outorga implantação de ferrovia

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União, que circulou ontem, o extrato de concessão de outorga para implantação da estrada de ferro 334 (EF–334), denominada Ferrovia da Integração Oeste-Leste, trecho de Ilhéus (BA) com extensão a Lucas do Rio Verde. A empresa que foi autorizada a construir e explorar comercialmente a ferrovia por 50 anos é a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, subordinada ao Ministério dos Transportes, que já é detentora de outras outorgas, como a Ferrovia Norte-Sul, que está em construção na região denominada Brasil-Central.

A licença obtida permite à empresa subconceder trechos. Já está leiloando, por meio de bolsa de valores, o trecho entre Ilhéus até o Estado de Goiás, que deverá ser construído em aproximadamente quatro anos após a homologação do contrato.

A linha férrea Leste-Oeste integra um projeto maior, aprovado pela Lei 11.772 de 17 de setembro de 2008, pela qual a mesma empresa foi outorgada para implantação da EF-353, a Ferrovia Transcontinental. Só Notícias apurou junto à Valec que esta terá 4,4 mil quilômetros de distância e sairá do litoral Norte Fluminense, passando por Muiaé, Ipatinga e Paracatu, em Minas Gerais, Niquelândia e Uruaçu em Goiás, Cocalinho, Ribeirão Cascalheira e Lucas do Rio Verde em Mato Grosso, Vilhena e Porto Velho em Rondônia, e, Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Acre, até chegar à localidade de Boqueirão da Esperança, na fronteira Brasil/Peru.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: