11 novembro, 2008

Estado, Livre Mercado ou Terceira Via?

Ao avaliar os investimentos realizados na infra-estrutura logística nacional nos últimos anos e a sua correlação com o desenvolvimento econômico, uma pergunta deve ser respondida. Qual seria a melhor opção em relação ao pensamento econômico: visão de Estado, de livre mercado ou uma suposta terceira via que mesclaria as duas primeiras opções?

Para responder a esta difícil questão, torna-se necessário entender a evolução dos recursos públicos e privados aplicados em infra-estrutura nos últimos anos, as possibilidades de retorno, benefícios gerados para as empresas e indivíduos, mas essencialmente compreender sobre modelos econômicos, com ausência de ideologias.

Quando o assunto é infra-estrutura, recentemente o Governo Federal aprovou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como a solução para todos os problemas históricos relacionadas aos setores de transportes, energia e saneamento básico. Foram liberados R$ 504 bilhões, sendo R$ 52 bilhões para a logística, dos quais parte seria do orçamento público e o restante captado no mercado privado. Porém, o PAC em si não é a solução para todos os problemas. Basicamente, faltam planejamento e visão de longo prazo.

Clique aqui e veja o artigo na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: