06 novembro, 2008

Crise afeta exportação brasileira

Organização Mundial do Comércio (OMC) alerta que as exportações brasileiras passarão por "tempos difíceis" diante da crise internacional e da queda nos preços das commodities. Ontem, a entidade divulgou seu relatório anual sobre comércio e refez seus cálculos. Na revisão, o País caiu uma posição no ranking dos maiores exportadores em 2007 em relação à classificação elaborada em abril.

Pelo ranking divulgado ontem em Genebra, o Brasil ocupa o 24º lugar entre os maiores exportadores, com 1,2% do comércio internacional. Em abril, a OMC havia colocado o Brasil na 23ª posição, mas a consolidação dos dados acabou rebaixando o País, que foi superado pelos Emirados Árabes Unidos. Países relativamente pequenos como Áustria, Suécia e Suíça mantêm maior participação no comércio mundial que o Brasil.

A OMC também apresentou uma revisão do crescimento do comércio de 2007, passando de 5,5% em sua versão de abril, para 6%. Já em 2008, a crise deve fazer com que a taxa de expansão seja de cerca de 3,5%, uma das menores em anos.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: