26 novembro, 2008

Complexo do etanol precisa de ações do governo

Fato: a crise de preços do setor sucroalcooleiro é anterior ao pânico generalizado pelo colapso financeiro das Bolsas de Valores do mundo. Tal preâmbulo é necessário para entender que o segmento produtivo vinha enfrentando problemas antes da turbulência que agora afeta mercados de todo planeta, o que faz com que o quadro possa se agravar mais com a atual escassez de crédito dos bancos.

O coordenador-executivo do Pólo Nacional de Biocombustíveis da Esalq, Edgar Gomes Ferreira de Beauclair, entende que este é um momento delicado para se pensar o mercado de biocombustíveis e as novas tecnologias. Ações governamentais são necessárias para garantir a sobrevivência do complexo produtivo e tecnológico do etanol a um médio prazo. "Precisará haver sensibilidade política por parte do presidente Lula para que uma das principais plataformas do seu governo continue forte", explica.

A questão principal está relacionada à atual rentabilidade do setor para produtores e usinas, que está abaixo dos gastos embutidos na produção. A baixa do valor do barril de petróleo faz com que os preços do biocombustível precisem se manter igualmente baixos, embora os custos de produção sejam cada vez maiores. "O ideal seria um reajuste desses valores, de forma a garantir pelo menos a cobertura dos gastos na cadeia produtiva", comenta.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: