29 outubro, 2008

Itamaraty realinha discurso para acordo entre Mercosul e UE

O acordo de livre comércio entre Mercosul e União Européia (UE) voltou à pauta da política externa brasileira. Após a pausa nas negociações multilaterais da Organização Mundial do Comércio (OMC), o Itamaraty vem realinhando o discurso com seus vizinhos do Mercosul em busca de um acerto com a União Européia, segundo disse esta terça-feira o chefe do Departamento de Negociações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, Evandro de Sampaio Didonet, por ocasião de um fórum Brasil - Europa, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Ainda assim, o negociador brasileiro referiu que a prioridade do governo é a retomada das negociações da Rodada Doha. Há um mandato na União Européia, segundo o qual qualquer acordo, incluindo o do Mercosul, só poderá ser assinado após o fim de Doha.

No entanto, Didonet esclarece que essa obrigatoriedade não é absoluta e que a União Européia já deu sinais de que pode dialogar com o Mercosul e fechar um acordo em paralelo à rodada, como quase aconteceu em 2004.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: