15 setembro, 2008

USP estuda performance de veículos para exportação

Um modelo estatístico para estimar a performance de veículos brasileiros para exportação foi desenvolvido em pesquisa da Poli (Escola Politécnica) da USP. O método de análise estatística desenvolvido pelo engenheiro Joel Soares dos Anjos permite prever o desempenho dos carros do Brasil nas condições de outros países e identificar aspectos que podem ser aperfeiçoados antes das vendas para o exterior.

"A partir dos dados de campo de veículos similares, é possível entender se o veículo projetado e produzido no mercado brasileiro atende a necessidade dos países a ser exportado", explica o engenheiro. As informações de campo são obtidas por intermédio das manutenções realizadas durante o período de garantia dos veículos e registradas no banco de dados de garantia das montadoras pelas concessionárias. "Por meio da análise estatística, pode-se identificar que aspectos precisam ser melhorados visando uma melhor performance em termos de qualidade".

A pesquisa fez uma comparação do desempenho de um veículo brasileiro na Argentina, Chile, Colômbia, México e África do Sul, países que já importam automóveis do Brasil. "Com as informações do período de garantia de veículos similares no exterior, é feita a comparação com os dados de desempenho obtidas aqui para se acessar a performance", afirma Soares. "A vantagem do método está em conseguir essas informações e incorporá-las ao desenvolvimento de produtos, antes que seja exportado, num trabalho preventivo".

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: