11 setembro, 2008

TAM vai oferecer celulares nos aviões

A TAM vai oferecer sistema de telefonia por celular a bordo de seus aviões a partir do segundo semestre do ano que vem. A empresa anunciou ontem que vai adotar o sistema desenvolvido pela OnAir, joint venture entre a Airbus e a Sita, empresa de tecnologia especializada em transporte aéreo. O sistema OnAir é o mesmo adotado pela Air France, primeira empresa aérea do mundo a oferecer serviço de telefonia móvel em aviões. Segundo a TAM, será possível usar celulares e smartphones para voz, mensagem de texto (SMS) e e-mails nas rotas da América do Sul.

A União Européia liberou o o uso de celular em avião em abril, transformando a Europa na primeira região do mundo a autorizar a tecnologia. Os Estados Unidos mantêm a proibição de uso, com o argumento de que o celular interfere na operação aérea. No Brasil, o uso de celular em aviões hoje é proibido, mas as autoridades reguladoras estão abertas a rever a legislação. A operação dependerá da aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No caso da Anac, será preciso rever o regulamento "RBHA 121", que regulamenta a aviação comercial regular. Por esse regulamento, o uso de celulares só é permitido com a aeronave em solo e com as portas abertas.

Segundo a Anac, se o equipamento não interferir na segurança de vôo, não há nenhum empecilho para que ele não seja liberado. "Se não interferir na segurança, não há razão para a Anac proibir", afirmou a agência, por meio de sua assessoria. Nesse momento, a Anac está justamente revisando todos os regulamentos do setor aéreo, que datam do tempo do antigo Departamento de Aviação Civil (DAC), antecessor da agência. A reportagem procurou a Anatel, mas nenhum diretor ou técnico estava disponível para comentar a notícia.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado Por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: