16 setembro, 2008

O custo da exploração do pré-sal

Cada sistema produtivo na camada de pré-sal, considerando plataformas e equipamentos necessários para produção, estocagem e transporte do óleo, exigirão investimentos de US$ 7 bilhões. E a previsão é que deverão existir até 60 sistemas. A informação é do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, durante discurso da abertura do Rio Oil & Gas.

Por causa do alto investimento, Gabrielli disse que o País enfrentará "enormes desafios" após as descobertas de reservas de petróleo na camada pré-sal. "As descobertas são gigantescas", disse Gabrielli, antes de citar o potencial de 8 bilhões a 12 bilhões de barris de petróleo recuperáveis nos blocos de Tupi e de Iara.

Além da questão financeira necessária para realizar os investimentos, cujos "desembolsos serão gigantescos nos próximos 10 anos", Gabrielli citou ainda que o Brasil e a companhia terão de enfrentar entraves tecnológicos e humanos para a exploração do petróleo após as novas descobertas. "Os modelos tecnológicos da Bacia de Campos são necessários para o início da exploração das novas áreas, mas não suficientes. Por isso teremos de encontrar tecnologias novas", afirmou.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado Por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: