09 setembro, 2008

G-7 tenta retomar Rodada de Doha

Os sete principais atores das negociações comerciais voltam a se reunir hoje, em Genebra, para tentar retomar a Rodada de Doha, que fracassou em julho na Organização Mundial do Comércio (OMC). O Brasil, juntamente com a Austrália, poderá apresentar uma nova proposta para tentar solucionar pelo menos um dos impasses envolvendo as barreiras dos países emergentes aos produtos agrícolas.

Na sexta-feira passada, o chanceler Celso Amorim falou pelo telefone com o ministro indiano de Comércio, Kamal Nath, e pediu que Nova Délhi desse demonstrações de flexibilidade. Mas com as eleições nos Estados Unidos, mudanças na Comissão Européia e uma posição intransigente da Índia, poucos acreditam que a reunião gere um avanço real.

O encontro do G7 - grupo composto por Europa, Japão, Austrália, China, Brasil, Índia e Estados Unidos - é o primeiro desde que o processo fracassou. Hoje, apenas reuniões bilaterais devem ocorrer. Amanhã, todos os membros do G7 se encontrarão pela primeira vez. Desta vez, porém, a reunião não ocorrerá na sede da OMC, mas longe das câmeras e envolverá apenas os principais negociadores de cada país, sem a presença de ministros. O Brasil será representado pelo embaixador Roberto Azevedo. O governo americano é que hospedará os demais países em sua missão em Genebra e a imprensa será mantida a distância.

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: