11 setembro, 2008

Com empresa para pré-sal, Brasil esnobará investidores

O Brasil poderá manter o controle total das reservas de petróleo pré-sal e esnobar grupos internacionais de energia, investidores estrangeiros e até a Petrobrás, se criar uma nova empresa de petróleo, afirma uma análise publicada nesta quinta-feira pelo diário britânico "Financial Times".

Sob o título "O novo dinheiro de Lula", a reportagem analisa a possibilidade da criação da nova empresa e destaca o debate no Brasil.

Ao comentar o dia em que o presidente Luís Inácio Lula da Silva mergulhou as mãos no petróleo encontrado, o jornal afirma que "foi cheio de simbolismo".

"O gesto uma repetição daquele de Getúlio Vargas, um presidente anterior que nos anos de 1950 criou a Petrobrás, a companhia estatal do Brasil foi inquestionável. Mas Lula foi ainda mais longe: como que para confirmar a importância política da riqueza em petróleo recentemente descoberta em seu país, ele colocou um selo oleoso de aprovação no jaleco usado por Dilma Roussef, sua ministra chefe da Casa Civil e a mulher vista como sua mais provável sucessora", afirma o "FT".

Clique aqui e veja a notícia na íntegra.

Postado Por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística

Nenhum comentário: