27 fevereiro, 2007

Montadora de veículos pode vir para Suape

O Complexo Industrial de Suape pode receber uma montadora de veículos, e a General Motors (GM) está entre as empresas que estão sendo sondadas pelo Governo do Estado. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, disse haver outras empresas com planos de construção de novas unidades fabris, e que Pernambuco está se habilitando como possível local de instalação.

“Os números da indústria automobilística indicam recordes de vendas em 2006, por isso os investimentos. O Estado está apenas em contato com as empresas, e entre 60 e 90 dias teremos uma definição mais clara dos projetos”, explicou Bezerra Coelho.

Segundo o secretário, as chances de Pernambuco receber uma fábrica de automóveis depende do tipo de projeto definido pelas empresas. “Se houver intenção de exportar carros para o Mercosul, Pernambuco perde competitividade pela localização. Mas se a intenção for o mercado interno ou a exportação para mercados como a Europa e a África, as chances do Estado melhoram”.

Em janeiro, a GM anunciou a possibilidade de construir um novo parque fabril, se o mercado interno se mantiver aquecido. No ano passado, a indústria automobilística nacional produziu 2,61 milhões de unidades, 3,1% a mais que em 2005 e considerado recorde pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pernambuco, Alexandre Valença, lembrou que, no começo de 2006, a montadora japonesa Toyota chegou avaliar o Estado como possível locação para empreendimentos da empresa. “Já temos um parque industrial com empresas fornecedoras da indústria automobilística, como a Baterias Moura e a Musahashi, que fabrica engrenagens”, comentou.

Fonte: Folha de Pernambuco

Postado por: www.newscomex.com.br

Nenhum comentário: